segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O que eu tenho pra falar hoje é:

Um assunto muito sério.

Bom eu sou uma adolescente e eu vejo que atualmente
as meninas da minha idade estão perdendo a sua juventude e a sua alegria.
É claro que ter um filho não é uma desgraça total mas, nos casos que têm se revelado no Brasil
esse "adjetivo" está fazendo sentido.
Ter filho na adolescência é uma coisa complicada, o corpo não está totalmente preparado e nem a parte psicológica da pessoa, tanto da menina quanto do menino (o corpo eu me refiro ao da menina). Além de não ser recomendado -pois podem ocorrer complicações para a mãe e o bebê- gerar um filho nessa idade causa mais pobreza e sofrimento. Analisemos:
Uma menina de 15 anos transa com seu namorado de 16, até aí ok porque não é possível controlar os impulsos sexuais dos outros e a maioria dos adolescentes não consegue segurar os seus;
a menina fica grávida (detalhe: eh sustentada pelos pais que têm dificuldade financeira)
a menina quer a companhia do namorado mas ele não têm cabeça para suportar uma menina grávida precisando de ajuda, ele está pressionado pela situação e abandona a garota

consequências que isso geraria se fosse uma situação real:

a menina teria que trabalhar para ajudar em casa(se jah nao trabalhava)
não vai agüentar a rotina de trabalho e de cuidar da criança e vai largar a escola
o filho na falta do pai se tornaria uma pessoa de difícil convivência
a menina agora é mais uma cidadã do Brasil que não tem qualificação profissional alguma
a família é mais uma no Brasil que é pobre e vai continuar sendo pobre
Mais um cidadão nasceu para passar fome
mais um cidadão com grandes chances de se tornar criminoso
mais uma mãe solteira, mais um filho que não conhece o pai, mais uma menina que perdeu a juventude, mais um casal de pais que tem que cuidar da irresponsabilidade dos outros.

Na maior parte das vezes, é isso que acontece.

Eu estou falando isso porque moro numa comunidade pobre (onde acontece a maior parte dos casos) e eu já conheci muita menina que entrou nessa onda ...
é uma coisa triste pra mim presenciar tal realidade pois não é isso que eu queria para o meu país que eu tanto amo.
Só na minha escola, tem 4 meninas grávidas. O ano passado em outra escola eu conheci 3 .
fica difícil pra mim, ver isso e ficar calada e, não manifestar nenhum sinal de desaprovação em relação à irresponsabilidade dos ditos adolescentes .
É por essas e outras que eu não gosto muito de ser encaixada na faixa etária considerada adolescente porque falou ADOLESCENTE pensou IRRESPONSABILIDADE, BAGUNÇA, INDECISÃO, etc... Não são todos assim (ainda bem) .

Um comentário:

Vlademir Mendes disse...

São 01:25 da madruga, estou aqui no seu blog. Esse caso é alarmante em nosso país. Eu também falei sobre isso no post chamado "Adolescência Maternal" e me fez lembrar também a música "Pátria que me pariu" do Gabriel o Pensador.

Eu tenho uma prima de 13 anos que está grávida,com o namorado de 16. Vejo que meus conselhos, minhas idéias que dei pra ela não adiantaram nada.